sábado, 28 de janeiro de 2012

Dicas de maquiagem

Os principais fatores na escolha das cores da maquiagem são: idade, pele, olhos, cabelos, roupas, acessórios, ocasião(trabalho, festas) e influência da luz ambiente (pela manhã use tons mais claros e discretos, enquanto à noite, os tons mais fortes).

Fique atenta

Tons claros são indicados para aumentar e destacar. Tons escuros, para dissimular ou diminuir.

Nunca se esqueça

Antes da aplicação da maquiagem, é fundamental que a pele esteja devidamente limpa, tonificada e hidratada.
O tom do corretivo, base e pó devem ser sempre o mesmo de sua pele ou um tom mais claro, nunca mais escuro.
Depois desses lembretes importantes, vamos agora para o passo a passo da maquiagem:
Os primeiros passos da maquiagem: corretivo, base e pó facial:

Corretivo

Suaviza as imperfeições da pele(manchas, olheiras, cicatrizes, espinhas e marcas de expressão). Também ajuda a fixar a maquiagem na área dos olhos.
Pessoas com olheiras muito marcadas devem aplicar um corretivo mais claro e complementar com pó facial adequado ao tom de pele.
Aplicação: não use o corretivo diretamente na pele. Após um certo tempo, ele fica com a aparência quebradiça. Para evitar isso, passe antes um hidratante (ou um creme próprio para essa área). Com as pontas dos dedos, espalhe o corretivo com leves batidinhas, do canto externo para o canto interno da pálpebra inferior e do canto interno para o externo da pálpebra superior.

Base

Disfarça imperfeições e deixa a pele uniforme, facilitando a fixação dos demais produtos. Deve ser aplicado em todo o rosto, estendendo para a região do pescoço e colo (se você estiver usando roupa decotada).
Aplicação: espalhe com os dedos ou esponja, em movimentos suaves, seguindo o sentido dos músculos do rosto. Do queixo para cima aplique com movimentos ascendentes. No pescoço e colo aplique com movimentos descendentes.

Pó facial

Deve ser aplicado por todo o rosto, colo e pescoço, para dar uniformidade à pele, com um acabamento aveludado.
Atenção: o excesso de pó nos vincos (olhos e nariz) acentua ainda mais estas áreas. Da mesma forma, o pó não deve ser utilizado nos lábios.
Aplicação: Com um pincel ou uma esponja, deitados, retire o pó do estojo, elimine o excesso e aplique levemente com a lateral sobre o rosto. Faça movimentos de suave compressão. Depois dê leves pinceladas por todo o rosto.
Para realçar seus olhos use sombra, lápis e rímel:

Sombra

Valoriza e destaca os olhos. As cores claras/peroladas devem ser aplicadas abaixo das sobrancelhas, para proporcionar um efeito "luminoso" e aumentar os olhos.
As cores escuras/opacas devem ser aplicadas nas pálpebras, proporcionando um efeito de "profundidade" e diminuindo os olhos.
Se a sombra é muito cintilante para usar de dia, aplique pó sobre ela para retirar um pouco do brilho.
Mulheres de pele negra devem usar cores intensas, que destaquem a maquiagem.
Aplicação: Retire o excesso da sombra do aplicador, apóie o dedo mínimo no rosto e aplique a cor mais escura contornando o globo ocular em toda sua extensão. Com o dedo ou a ponta mais larga do aplicador esfume esta cor. Aplique a cor clara onde não foi aplicada a escura, esfumando depois as duas cores para obter um efeito natural. Com a parte mais larga do aplicador passe e esfume a sombra, e com a mais fina dê o acabamento junto à raiz dos cílios.

Delineador para olhos

Tem por função "destacar" os olhos. Os delineadores líquidos devem ser aplicados somente nas pálpebras superiores. Os delineadores de ponta seca (lápis) podem ser aplicados também nas pálpebras inferiores. Se a aplicação for feita apenas na pálpebra inferior e seus olhos ficarem "caídos", aplique também na pálpebra superior.
Se houver erros corrija com cotonete.

Aplicação

Deve ser feita sempre bem junto à raiz dos cílios, evitando qualquer espaço entre o traço e os cílios. Com a cabeça levemente inclinada para trás, faça um traço contínuo partindo do canto externo até o canto interno, ou vice-versa.

Rímel

Realça e alonga os cílios, deixando-os mais espessos. Pode ser à prova d'água ou resistente à água. A cor deve combinar com os cabelos, sobrancelhas e cílios.
Aplicação: pode ser usado tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores.Puxe levemente a pálpebra (superior ou inferior) e aplique o produto, da raiz para a ponta. Se quiser cílios mais volumosos repita a aplicação.

Lápis ou sombra (acabamento para sobrancelhas)

Corrige imperfeições ou falhas nas sobrancelhas. A correção pode ser feita com o lápis preto, marrom ou com uma sombra marrom. Cuidado para que a cor da sobrancelha não fique mais forte que a do cabelo.
O rímel incolor pode ser utilizado também para "pentear" as sobrancelhas.
Antes de fazer a maquiagem verifique o formato de sua sobrancelha. Se for necessário, depile-as.
Contorne seus lábios com delineador e depois passe o batom:

Delineador labial

Corrige imperfeições e evita que o batom escorra pelas linhas dos lábios. Desenha com precisão o contorno dos lábios.
Aplicação: Antes de aplicar o delineador, seque seus lábios com um lenço de papel. Assim a aplicação ficará perfeita.
Se preferir, aplique primeiro o batom preenchendo os lábios, e depois faça o contorno.
Pode ser usado de 3 formas: para fazer o contorno dos lábios, preenchendo-os com o batom; para fazer o contorno e preencher os lábios com o próprio lápis ou para fazer o contorno e preencher os lábios com um batom mais claro, realçando o contorno.
Apóie o dedo mínimo no rosto e aplique no lábio superior do centro para as extremidades, ou vice-versa, e no lábio inferior faça um traço de um canto externo da boca até o outro.

Batom

Realça os lábios, colorindo-os e protegendo-os contra ressecamento e alguns também da ação dos raios solares. A tonalidade deverá estar em harmonia com as demais cores da maquiagem.
Aplicação: No lábio superior, do centro para o canto da boca. No inferior, de uma extremidade até a outra. Preste atenção para não esconder o contorno dos lábios. Para finalizar sua maquiagem, blush e pó compacto:

Blush

Realça as maçãs do rosto e atua também como corretivo. Dá o acabamento à maquiagem.
Aplicação: Comece com pequena quantidade. Se necessário, aplique um pouco mais depois. É importante salientar que deve ser aplicado de forma discreta.
Elimine o excesso, dê um leve sorriso e aplique com leves pinceladas em movimentos ascendentes na região que ficou saliente. Aplique o pó restante no pincel na testa, queixo e nariz para harmonizar todo o rosto, esfumando bem para não deixar nenhuma área marcada.
Para criar uma harmonia na maquiagem, sempre que a cor do batom for mais intensa, o blush deve ser mais claro e suave, e vice-versa.
Mulheres de pele negra devem usar cores intensas ou que destaquem a maquiagem (tons de vinho, vermelho, marrom e dourado).

Pó compacto

Dá um acabamento aveludado ao rosto, uniformizando o tom e retirando o excesso de brilho da pele. É ideal para retocar a maquiagem ao longo do dia.

Aplicação

Com a esponja pressione levemente o rosto, com movimentos de baixo para cima.

Remoção da maquiagem

Um produto demaquilante é indispensável para a perfeita remoção de resíduos de maquiagem no rosto.
Durante a maquiagem é bom deixar o demaquilante sempre à mão. Com ele podemos corrigir erros e retirar excessos.

Maquiagem passo a passo
A maquiagem étnica tem função de iluminar o rosto e realçar a pele.
Essas dicas dão um toque especial para quem tem a pele morena
Aplique o corretivo para encobrir as olheiras e imperfeições da pele. Passe a base uniformemente no rosto e pescoço com o auxilio de uma esponjinha.
Realce as sobrancelhas aplicando um pouco de sombra marrom opaca com um pincel. Aproveite para pentear os fios.
Passe a sombra dourada em toda a pálpebra, desde os cílios até as sobrancelhas. Para dar um charme a mais, passe um pouquinho de sombra nos cílios inferiores, bem rente ao nariz.
Espalhe com um pincel mais grosso uma camada fina de pó facial, apenas na região dos olhos. No final, você vai perceber como essa parte fica mais iluminada.
Passe o lápis preto rente aos cílios superiores e esfumace-o com a ajuda de um pincel. Faça isso somente na região da pálpebra superior, para dar um efeito dégradé.
Aplique uma camada fina de delineador, rente aos cílios superiores.
Passe o rímel preto várias vezes sempre de baixo para cima. Tome cuidado para não carregar demais a expressão dos olhos.
Faça um movimento com a boca, como se fosse dar um beijo e aplique o blush na região das bochechas.
Contorne a boca com lápis labial marrom, seguindo o desenho dos lábios.
10º Esfumace bem o contorno do lápis com gloss brilhante dourado, para ficar com efeito mais natural.
Quem tem pele negra tem que tomar cuidado para não deixá-la acinzentada, e as morenas devem ficar atentas para evitar um aspecto avermelhado na face. Evite tom rosas e invista no dourado, gloss e transparente.

Maquiagem passo a passo
Primeiramente você deve estar com o seu rosto muito bem limpo, tonificado e hidratado de preferência com um creme que contenha filtro solar (pois as luzes do palco também contém raios UVB)
Seus cabelos devem estar presos para trás ou com uma faixa deixando todo o seu rosto a mostra;
Disponha todo o material que irá utilizar para a sua maquiagem;
Certifique-se de que seu rosto está livre de pelos indesejados e que sua sobrancelha está limpa (lembre-se de que excesso de pelos poderá prejudicar o efeito final da maquiagem)
Passe corretivo em sinais, manchas e olheiras
Aplique base no tom de sua pele
Escolha três tons de sombra em degrade (a mais clara no canto interno do olho, a media na região do globo ocular e a mais escura no canto externo do olho)
Para destacar a sobrancelha aplique com um pincel sombra marrom ou preta para cobrir possíveis imperfeições e melhorar a definição.
Passe lápis preto na porção interna do olho
Aplique delineador na pálpebra junto aos cílios
Aplique uma camada bem generosa de rímel
Contorne a boca com lápis do tom mais próximo ao batom que irá utilizar (a utilização do gloss e opcional)
Finalize aplicando uma camada bem fina de pó translúcido e logo após aplique o blush.
Este é meu roteiro básico para maquiar e acredito que a partir daí você poderá a cada maquiagem criada testar novas combinações e aperfeiçoar sua técnica.

Dicas de maquiagem

Você jamais irá conseguir uma maquiagem de qualidade e durabilidade sem produtos bons (utilize sempre marcas conhecidas)
Use pinceis e esponjas adequados para uma perfeita aplicação de sua maquiagem
Produtos Indispensáveis
Corretivo, base e pó
Lápis, rímel, delineador e sombra
Blush, batom e gloss.

Como limpar, tonificar, exfoliar e hidratar a pele

Limpar

Limpar é fundamental. Só assim você remove as impurezas e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Todas peles precisam de limpeza, de manhã e à noite.

Seca

Use creme de limpez ou sabonete suave, com hidratante. Normais/mistas e oleosas: prodeutos leves (gel ou espuma de limpeza). Capriche na zona T.

Tonificar

A loção completa a limpeza, retirando todos resíduos do produto que você usou. Atenção: evite loções tônicas com álcool. Além de ressecar, ativam as glândulas cebáceas, aumentando a oleosidade da pele. A freqüência é a mesma da limpeza; de manhã e à noite.

Esfoliar

A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele, deixando-a mais fina e macia. Você pode fazer em casa, usando um produto esfoliante , ou até uma receita caseira. Mas nada de fazer força e esfregar bastante; isso machuca a pele. Mais uma dica; duas esfoliações por mês são suficientes nas peles secas; nas oleosas, uma por semana.

Hidratar

Como no caso da limpeza, o hidratante é necessário em todos os tipos de pele. Mais uma vez, o que muda é o produto: peles secas adoram hidratantes”pesados”(os cremes são perfeitos) e fórmulas mais leves são para peles ormais/mistas e oleosas.

Banho de vapor

A esteticista usa vapor para dilatar os poros e facilitar a remoção de cravos e espinhas. Em casa, você pode fazer o mesmo colocando chá de camomila para ferver em uma panela cheia de água. Quando a água ferver aproveite o vapor, chegando o rosto o mais perto possível da panela(cuidado para não se queimar!) depois, Não esprema os cravos e as espinhas(isso é um assunto para o dermatologista ou esteticista). Depois limpe o rosto normalmente.

Lábios mais volumosos em segundos

Lábios carnudos e sensuais deixam a mulher mais poderosa e ajudam a rejuvenescer o semblante. Na briga por uma aparência mais fatal, alguns truques funcionam como passes de mágica e transformam lábios finos em verdadeiros clones de Angelina Jolie, a atriz americana conhecidíssima pela boca carnuda.
O truque é realmente fácil. Basta usar um lápis de boca no mesmo tom do batom a ser usado para fazer o contorno dos lábios. O segredo é fazer o contorno externo ao formato original¿, diz o maquiador Branco Barros.
Outro truque é usar um batom com um tom mais claro ou gloss no centro dos lábios para ter efeito de profundidade. Veja as fotos e conquiste lábios mais volumosos!

Apague as olheiras

Uma noite mal dormida, cansaço, genética ou puro azar fazem com que muitas mulheres acordem com os olhos bem fundos e envoltos em olheiras berrantes. O mau humor domina logo na primeira olhada no espelho e faz com que fiquem desesperadas por um remedinho milagroso que apague as marcas.
Nesta hora dá para recorrer a muitos truques e passar batido pelas incômodas olheiras. Veja dicas de como ficar livres delas em alguns minutinhos:
pomadas para hemorróidas aplicadas ao redor dos olhos. "Muitas modelos costumam usar esse tipo de pomada. Ela melhora a circulação e leva as olheiras embora", explica a dermatologista Fabiana de Castro, da cínica de estética Kyron, em São Paulo. Depois de usá-la, evite o sol e aplique longe dos olhos. O ideal é usar meia hora antes de sair de casa e removê-la para evitar riscos.
Compressas com água boricada ou chá de camomila gelados dez minutos por dia. O frio melhora a circulação e atenua as olheiras.
Rodelas de pepino. Têm o mesmo efeito e ação das compressas.
Aplicação de maquiagem corretiva em tom vermelho seguido por corretivo no mesmo tom da pele.

Maquiagem para peles oleosas

Além das regras básicas de usar produtos oil free e manter a pele sempre limpa, a maquiagem em peles oleosas deve ser a mais seca possível. Uma dica é usar bases líquidas sem brilho, que deixam um aspecto aveludado na pele, e pós bem finos.
"A base deve ter acabamento mate, ou seja, sem brilho e oleosidade. Isso vai garantir uma pele mais sequinha ao longo do dia. Para segurar ainda mais o make-up, vale usar um pó translúcido e caprichar na área dos olhos para não borrar o lápis", ensina a dermatologista Lígia Kogos.
Quem quer evitar um borrão preto ao redor dos olhos também pode substituir o lápis pelo delineador. "O resultado fica super natural se o traço do delineador por esfumaçado com um pincel ou cotonete", completa Lígia.
Pra garantir o sucesso da maquiagem, é legal ter sempre o pó por perto e reaplicar ao longo do dia. "O pó pode ser aplicado com esponja e se há necessidade de cobrir imperfeições, os corretivos em bastão são os mais indicados", diz a dermatologista.

Como evitar a oleosidade e o brilho excessivo

Alguns cuidados diários podem deixá-la com a pele mais sequinha e sem brilho. Não adianta nada ficar lavando o rosto a todo momento, o segredo é fazer direito e manter a pele sempre hidratada e protegida.
O ideal é lavar bem o rosto de manhã e antes de dormir com sabonetes secativos indicados por um dermatologista. Depois aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição, maquiagem e do próprio sabonete.
Na hora de hidratar e aplicar protetor solar, escolha produtos oil free, livres de óleo e que não causam obstrução dos poros.
Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente e nem muito gelada. Evite esfregar a toalha para secar a pele, isso pode trazer irritação.

Remoção da maquiagem deixa a pele saudável

Remover totalmente a maquiagem no dia-a-dia é regra básica para as mulheres que se preocupam em manter a pele com aspecto jovem e saudável, sem cravos e espinhas
Faça o teste: após o banho, passe no rosto um algodão embebido em leite ou loção de limpeza. Ele ainda fica sujo? A dupla água e sabonete não é realmente suficiente para limpar a pele, principalmente quando há o acúmulo de maquiagem. Por isso mesmo, não economize em leites ou loções de limpeza.
"Os pigmentos usados nos cosméticos têm efeito cumulativo, entupindo os poros e, conseqüentemente, provocando cravos, espinhas e até manchas", explica Kátia Silva Nunes, professora de estética integral e diretora técnica da Escola de Estética Perfeição & Beleza, em Petrópolis (RJ). Esses resíduos também deixam a pele áspera e sem brilho e, a longo prazo, estimulam o envelhecimento precoce. Por isso, a esteticista orienta como remover a maquiagem corretamente:
Para as maquiagens pesadas, como delineador e máscaras para os cílios, use um bom demaquilante. Use algodão ou gaze para espalhar o produto.
Sombra, blush e lápis de sobrancelhas são considerados produtos leves. Nesse caso, basta usar uma emulsão (loção ou leite) de limpeza. À base de uréia, esse tipo de produto também ajuda a hidratar a pele.
É importante aplicar uma loção tonificante para equilibrar o pH da pele.
Para quem tem até 35 anos, o último passo é usar um bom creme hidratante. Acima dessa idade, a pele já pede um creme nutritivo.

Como remover a maquiagem

Antes da maquiagem

Alguns cuidados antes de aplicar a maquiagem fazem toda a diferença para a saúde da pele.
*Borrife o rosto pela manhã, antes da maquiagem, com água mineral. Rica em sais minerais é capaz de hidratar e iluminar a pele. O efeito é ainda melhor se a água estiver gelada. A baixa temperatura ajuda a desinchar bolsas e a despertar a pele.
* Espalhe um hidratante com filtro solar. Ou ainda, um hidratante e, depois, uma base com filtro solar - algumas marcas já possuem protetor na maquiagem.

Depois da maquiagem

Acalmar a pele é uma das recomendações da esteticista:
Uma vez por semana, aplique máscaras calmantes no rosto. Prefira produtos à base de tília (extrato de camomila), camomila, alantoína ou azuleno. Deixe descansar por 15 a 20 minutos e remova com água fria. Movimentos corretos
Espalhe a emulsão de limpeza, o tônico e o hidratante (ou nutritivo), respeitando as seguintes direções:
Testa: de baixo para cima Olhos e maçãs do rosto: em direção às orelhas Queixo e pescoço: de cima para baixo, em direção do colo


5 comentários:

deia veloso emagrecimento disse...

meninas perdoe-me pelo pos ser tão grande, mais é tudo que vcs precisam saber sombre maquiagem, antes mesmo de qualquer produção é bom saber é muito interessante leiam e se quizer imprimam pois é muito bom ter sempre a mão para não esquecer, é o que diz a minha professora . eun guardei e agora postei para vcs espero que aproveitem a dica bjs ,boa tarde!

Dream Box disse...

Oi Deia, adorei as dicas! To te seguindo amiga, bjs Cá!

deia veloso emagrecimento disse...

seja bem vinda ,estou muito feliz pela sua presença!

Desabafo.com disse...

ola Obrigada pela visita beijo ke .

Graziele disse...

que bom que gostou. tb estou te seguindo. Ah, amei as dicas de maquiagem.bjs flor