segunda-feira, 12 de março de 2012

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente



Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto
Publicado em 16/8/2011 por Minha Vida
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:


Melhora a circulação - Getty Images
 
 
Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.  



7 comentários:

Família_Blood disse...

Que maravilhaaa! Estou toda bobinha,pois comecei a caminhar hoje!Beijos

Fernanda disse...

Ah, eu adoro caminhar!
Bjs

Unknown disse...

Amiga nunca pintei o cabelo, sempre fiz luzes. Ultimamente tenho feito mechas com papel e estou gostando mais do resultado. Geralmente faço a cada 4 meses .Bjossssssss

Nanda disse...

Vim conhecer teu cantinho e vou te seguir!
Beijos

Anônimo disse...

Oie flor
obg pela apoio! caminhada eh mt bom msm...antes eu n gostava agora eu adorooo

beeijos

Maya disse...

Adoreiii post amiga,
acho que a melhor forma de emagrecer, s/dúvida, é caminhando!!!
bjaum

Elaine Lopes disse...

Oie, Deia!!! Obrigada pela visita... Estava aqui xeretando seu blog... Menina, já se foram 10 quilos??? Que maravilha! Eu estou ainda no primeiro mês e já eliminei 6... Que seja um ótimo começo para uma caminhada bem sucedida como a sua! Adorei as makes, adorei as roupas... Enfim, adorei aqui e vou voltar!
Beijos e um ótimo final de semana prá você!
=)